Monday, May 21, 2007

Aula 10: O "vai vem" dos Assessores (Act)


A Assessoria de Imprensa é a disciplina das RP que se destina a colocar entre os protagonistas e os jornalistas mensagens positivas.
O jornalismo é o campo de recrutamento ideal para os assessores de imprensa, pois estes como ex-jornalistas conhecem bem os jornalistas e o jornalismo.
O "vai vem" entre jornalismo e RP é um problema em Portugal, em grande parte ético.
O lugar de um assessor, sobretudo na política, requer confiança pessoal (mais do que profissional). Porque quanto mais confiança tiverem nele, mais ele estará dentro dos assuntos.
Sendo as RP uma actividade desregulamentada, isso reflecte-se no "vai vem" dos assessores, ou nos vários nomes que dão a um assessor. O assessor é sobretudo um estratega de comunicação.
No meu ponto de vista, tal como Francisco Cádima, a actividade de jornalismo e de assessoria de imprensa deviam ser incompatíveis.



Citação: "...o ideal seria mesmo que a lei desmotivasse claramente o retorno à profissão dos serventuários do poder". Rui Cádima







Podem existir alguns casos em que ex-jornalistas ou ex-assessores são honestos e não usam informações em proveito próprio, mas é sempre um risco.
Tudo isto é muito complicado, porque irá desvalorizar tanto os novos assessores, como também os jornalistas legítimos, pois a imagem de ambos passa a ser prejudicada e banalizada.
Além da imagem, com este "vai vem" haverá assessores e jornalistas prejudicados em termos de conhecimentos, porque uma pessoa que tenha tido os dois cargos pode muito melhor tratar da informação.









No comments: