Thursday, May 17, 2007

Aula 5: Relações Públicas vs Publicidade (Act)


As Relações Públicas defendem que quem transmite as mensagens deve dar-lhes valor mediático antes de as lançar ao público-alvo para poderem ser notícia nos media, e não ser a Publicidade a tratar dessas mensagens.
As Relações Públicas não existem apenas quando é a Comunicação Social que fala do assunto em questão, pois há muitas outras formas de intermediação, mas é através da Comunicação Social que a mensagem atinge a sua plenitude pois chegará a milhares de pessoas de forma directa e propagar-se-á de forma indirecta a outras.
Existem compatibilidades entre a Publicidade e as Relações Públicas. Uma das compatilidades entre elas é quando no jornalismo se publica uma parte da matéria ou não se publica nada, então usa-se a Publicidade. Ela é importante para ver se as pessoas aceitam, antes de se publicar para não se arriscar.
Há também situações em que a Publicidade e as RP não são compatíveis. Uma delas é o facto de na Publicidade manter-se uma imagem, e nas RP criar-se uma imagem. Isto tem diferente valor mediático. Claro que também pode haver uma Publicidade que de alguma maneira cause impacto na pessoas, e que dessa forma terá notoriedade e intermediação por parte das pessoas. São as RP quem cria novas marcas.


Uma loja que não usa Publicidade é a Quebramar, usa apenas as Relações Públicas no facto de vestir alguém com prestígio social que apareça numa revista, por exemplo.







Muitas vezes, quando uma mensagem não tem valor mediático, é preferível o uso da Publicidade. De qualquer forma, a Publicidade que é gerada para dar notícia ganha notoriedade, mas se não gerar notícia não terá qualquer valor mediático e não se destacará. Além desta desvantagem da Publicidade, há também outras que são ser muito dispendiosa e precisar de muita criatividade, o que faz muitas vezes com que se prefira as RP. Quando algo é notícia não é Publicidade. O ideal será a Publicidade deixar de ser só Publicidade e passar a ser notícia, o que muitas vezes não consegue.

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