Thursday, May 17, 2007

Aula 4: Relações Públicas - Uma ferramenta do Marketing (Act)




As Relações Públicas são uma das ferramentas do Marketing mais importante a seguir à Publicidade. Mas existem muitas outras formas de Marketing. Essas formas são: Marketing Directo, Publicidade, Telemarketing, Customer Relationship Management, Relações Públicas, Branding, Business to Business, Business to Consumer, Geomarketing, e também Publicidade Enganosa. Todas estas são formas diferentes de intermediação ou formas directas do Marketing, usadas cada uma delas dependendo do objectivo que queremos atingir. Claro que a forma directa é a que é menos convence porque o destinatário fica sem saber se é verdade; se for através de um intermediário convence mais.








Citação:


Nas empresas usa-se sempre o "boca a boca" para se transparecer uma imagem mais credível e de confiança, mas o máximo de intermediação é o jornalismo por ser mais credível.
As Relações Públicas são uma forma de intermediação do Marketing - não uma forma directa - de promover uma pessoa, um produto, uma instituição, para se atingir um determinado objectivo. O contacto que um Relações Públicas tem com os jornalistas ajuda a credibilizar e a dar uma boa imagem, pois a Comunicação Social é vista de forma credível.
As Relações Públicas também têm as suas próprias ferramentas. Entre elas estão as sondagens, a criação de eventos, a criação de uma imagem global nas empresas, a assessoria de imprensa, as estratégias de comunicação, os patrocínios, o Marketing Político, entre outras.



Citação: "Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas".


Mas apesar de tudo, as Relações Públicas são vistas de forma negativa e sem credibilidade, apesar de a forma como são vistas estar a melhorar, pois muitas vezes são usadas numa perspectiva errada. No passado pôs-se em causa que Relações Públicas deixasse de ser uma profissão e passasse a ser um passatempo para os mais desocupados. É por isso que o conceito de Relações Públicas é hoje muito confundido e desprezado.
Hoje em dia as empresas de Relações Públicas usam outras designações para o termo, devido ao desprestígio do que é ser Relações Públicas. Um RP faz a ligação entre a entidade, o jornalista e a opinião pública.

No comments: