Monday, May 21, 2007

Aula 16: Pseudo-acontecimentos (Act)



Como Custódio Oliveira afirmou quando veio ao Isla, quando ele era assessor de Fernando Gomes na câmara do Porto, por volta de 1990, viveu-se uma crise que poderia "sujar" a imagem de Fernando Gomes. Essa crise era o Shooping Cidade do Porto, a que chamavam o "buraco de cimento".



Como os Média não falavam de outra coisa, como sendo algo de muito negativo para a cidade, Custódio Oliveira teve que arranjar uma estratégia para uma comunicação de crise, para desviar a atenção relativa ao problema do novo Shooping.



A estratégia foi criar o parque da Cidade, que agradaria à maioria das pessoas e aos média, para a comunicação social se esquecer do assunto do Shopping do Bom Sucesso.


A estratégia seria mostrar que Fernando Gomes apostava no ambiente, e não apenas no "cimento".







Houve também uma estratégia de comunicação e crise na altura, que foi levar os jornalistas num helicóptero para conhecer bem o projecto do parque da Cidade, e o mostrarem com fascínio na comunicação social.





Deu resultado porque a obra fluiu e sem licença, e hoje o Shooping existe, e também Fernando Gomes não ficou com uma má imagem, antes pelo contrário, pois as pessoas adoraram a ideia.



Citação: "O Parque da Cidade é filho do buraco do Bom Sucesso". Custódio Oliveira







No comments: