Thursday, May 17, 2007

Aula 7: Assessoria de Imprensa (Act)



A Assessoria de Imprensa é das áreas mais conhecidas das Relações Públicas. Assessoria de Imprensa consiste na mediação da relação entre o protagonista e o jornalista através do assessor de imprensa. A Assessoria de Imprensa, tal como as Relações Públicas, pode ter outras designações, tais como Assessoria Mediática, Assessoria de Comunicação, entre outras. Tudo isto significa o mesmo, ou seja, que há alguém que está entre os objectivos do protagonista e do jornalista.

Muitas vezes existem conflitos entre os jornalistas e os assessores de imprensa. Tudo isto porque os jornalistas pensam que os assessores manipulam a comunicação, e não desempenham o seu papel legítimo. Na verdade existem razões para que isto aconteça. Muitas vezes os assessores não respeitam a Ètica e Deontologia.











A assessoria está relacionada a comportamentos éticamente reprováveis. Diz-se que o assessor mente, trabalha só para quem lhe paga, e que manipula também as mensagens consoante o seu interesse.


Os assessores não irão desaparecer por vontade dos jornalistas, mas já que existem é legítimo que usem a informação para melhorar a comunicação, pois é necessário que exista entre os jornalistas e os assessores uma relação saudável e de confiança. Sem os gabinetes de informação, as relaçoes entre as fontes e os jornalistas seriam caóticas, mas o seu abuso pode empobrecer muito a informação. Muita informação não significa maior aproximação da realidade.


Os assessores de imprensa têm um papel duplo e aparentemente contraditório com os media: por um lado são fontes activas de informação, por outro são obstáculos ao acesso à informação.

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