Monday, May 21, 2007

Aula 21: "Spin doctor" (Act)




Coloco um "spin doctor" do lado da verdadeira manipulação, com sentido negativo.

Esta é essencialmente uma das áreas do Marketing Político. Um "spin doctor" tem como principal objectivo moldar a opinião pública a favor do governo para quem trabalha, usando as estratégias mais "sujas" que existem, desde que chegue à sua meta.
Um "spin doctor" é um consultor político contratado numa campanha para garantir que o candidato receba a melhor publicidade possível numa dada situação. Por exemplo, após um debate entre candidatos à presidencia, o spin doctor de cada candidato procura os jornalistas para lhes mostrar os pontos fortes do seu candidato e tentar convencer a imprensa e, consequentemente o público, de que o seu candidato "venceu" o debate.

Em Portugal este tipo de consultor político não é conhecido, mas no estrangeiro já é naturalísssimo existir.

De momento ser-se "spin doctor" é considerado uma "profissionalização", que, entre outras vantagens, permite que quando alguma coisa corre mal, se poupe o membro do governo e se sacrifique o "spin doctor".






Os "spin doctors" buscam manipular a mensagem dos partidos e dos políticos junto à imprensa, dando uma interpretação diferente, e bem mais positiva destes.

Ou seja, um "spin doctor" ajuda sempre a pessoa para quem trabalha, sem nunca se sobrevalorizar a ele mesmo, mesmo que consiga que essa pessoa vença o objectivo, que foi ele mesmo que ajudou a atingir.









No comments: