Monday, May 21, 2007

Aula 9: 11 de Março (Act)

Pelo menos uma vez na vida de uma empresa, todas passam por uma crise. Não se deve é jamais mentir para tentar esconder a crise, porque será pior, porque mais cedo ou mais tarde será descoberta.


Para se enfrentar uma crise, que não se pode nunca prever, há duas opções: ou se mente para tentar desviar as atenções; ou se enfrenta com sinceridade mas corre-se o risco de perder o seu objectivo.



Citação: "Em momentos de crise, é fundamental a experiência em vivenciar situações complexas, como em processos de restrição financeira aguda, concordata e/ou falência. Nesses casos, é necessário atuar em várias frentes, desde a administração do relacionamento com credores, advogados, imprensa e órgãos governamentais, e, fundamentalmente, a preservação da capacidade operacional. É primordial blindar a operação de forma a estabilizar ou melhorar a performance, contribuindo positivamente para a saída da crise".





Aznar optou por mentir e culpar a ETA pensando nunca ser descoberta a verdade, mas fez pior, porque foi descoberto, não ganhou as eleições, e ainda ficou muito mal visto.
Depois dos atentados de 11 de Março, Aznar só podia mesmo perder as eleições, fizesse o que fizesse, pois tanto se dissesse que tinha sido a Al-Qaeda, ou a ETA, como disse, perderia as eleições, mas o melhor talvez fosse enfrentar a crise com sinceridade, nunca escondendo.
A manipulação da informação em situações de crise, tal como Aznar fez no seu governo, deve ser evitada.

No comments: